Sexo oral pode aumentar chances de câncer de cabeça e pescoço

Embora o hábito de fumar e o consumo de álcool ainda sejam os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, outro vilão tem preocupado especialistas no mundo inteiro por pesar no aumento da incidência do câncer de garganta (orofaringe) e, segundo demonstram alguns estudos recentes, do câncer de boca. Trata-se do Vírus Papiloma Humano, ou simplesmente HPV, que é transmitido por contato sexual sem proteção, incluindo o sexo oral.

Julho Verde alerta sobre sintomas e prevenção de cânceres da cabeça e do pescoço

O mês de julho chegou para nos lembrar da importância de se prevenir dos cânceres de boca e pescoço, além de informar os cidadãos sobre os riscos e sintomas que sinalizem a necessidade de buscar um médico especialista. O mês, que é dedicado à Campanha Julho Verde, remete ao dia 27 de julho, definido em 2014, pela Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Julho Verde alerta para alta incidência do câncer de cabeça e pescoço

Julho foi o mês escolhido pelas entidades médicas para a campanha de conscientização das pessoas sobre o câncer de cabeça e pescoço, sendo 27/07 o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço. A iniciativa não foi por acaso. Segundo estimativas do INCA, o câncer de cabeça e pescoço – que acomete face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço, paratireoide e couro cabeludo – é hoje o segundo tipo de tumor maligno mais frequente entre os homens no Brasil, atrás somente do câncer de próstata. O câncer da tireoide, três vezes mais frequente entre mulheres, é apontado pela entidade como o mais comum da região da cabeça e pescoço.

Atendimento

UNICCAP - Hospital Português - segunda-feira (horário a combinar)
Marcação: 071 3507-3585

Centro de Oncologia CAM - Hospital Português - terça-feira, das 14h às 16h
Marcação: 071 3507-3585

Clínicas Clivale do Salvador Shopping - quarta-feira, das 18h às 21h
Marcação: 71 3310-0000 / 71 9 9969-7064

Clion - Avenida Oceânica - sexta-feira, das 8h às 12h
Marcação: 71) 2105-6565

Como operar comigo

- Se você tem plano de saúde
- Particular

Redes Sociais