Cirurgias de Cabeça e Pescoço

Procedimentos e Cirurgias realizadas pelo cirurgião de cabeça e pescoço

Ablação de nódulos da tireoide

Técnica inovadora, que surge como alternativa à cirurgia em alguns casos selecionados de nódulos de tireoide. Suas indicações são os nódulos benignos, geralmente sintomáticos, com mais de 2 cm, em pacientes que não podem ou não querem se submeter à cirurgia.

Esvaziamento Cervical

Esvaziamento cervical ou linfadenectomia cervical é o procedimento de remoção sistemática de linfonodos e de seu tecido fibrogorduroso adjacente dos vários compartimentos do pescoço. É utilizado pelo cirurgião de cabeça e pescoço para erradicar metástases dos linfonodos regionais do pescoço.

Laringoscopia

A laringoscopia é uma importante ajuda no diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e, em especial, das cordas vocais. Faz parte da rotina pré-operatória em cirurgias da Tireoide.

Nasofibrolaringoscopia

É um exame utilizado para a investigação de tumores mais profundos na região da cabeça e pescoço, como os de laringe, hipofaringe e nasofaringe. É feito com o emprego do nasofibrolaringoscópio, aparelho que dispõe de uma fibra óptica dotada de uma luz intensa na extremidade para permitir a visualização da cavidade nasal (nasofibroscopia), faringe e laringe (laringoscopia). Após realizar esse exame, caso o cirurgião de cabeça e pescoço encontre uma lesão suspeita, a biópsia é obrigatória.

Biópsia

Cirurgia de retirada total ou parcial da tireoide.

Investigação clínica e cirúrgica das doenças dos linfonodos (gânglios) cervicais e faciais

Pequenas estruturas espalhadas pelo corpo, presentes inclusive na nuca, pescoço, submandibular, na frente e atrás das orelhas, os linfonodos fazem parte do sistema linfático – rede complexa de vasos que transporta a linfa e é muito importante para o sistema imunológico. Dentro desse sistema, os linfonodos atuam como postos policiais, pois filtram a linfa e “barram” – muitas vezes destroem – todo corpo estranho que passa por eles (bactérias, vírus, protozoários e células cancerígenas). Mais comumente em resposta a um processo infeccioso, os linfonodos podem aumentar de tamanho, formando as popularmente conhecidas ínguas, que costumam se desfazer com o fim da infecção. No entanto, existem os casos em que o linfonodo aumentado é sinal de desenvolvimento de um linfoma, que é o câncer do sistema linfático, ou de uma metástase de algum tumor maligno.

Tratamento cirúrgico de doenças benignas e malignas (câncer) de:

Boca - Podem se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva e amígdala.

Faringe - Parte dos sistemas respiratório e digestivo, a faringe é por onde passa o ar proveniente do nariz, além dos alimentos e líquidos que chegam da boca. A faringe pode ser dividida em nasofaringe (parte superior), orofaringe (região intermediária) e laringofaringe (ou hipofaringe – área mais inferior, que fica por trás da laringe).

Laringe - O câncer de laringe ocorre predominantemente em homens e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas. A ocorrência pode se dar em uma das três porções em que se divide o órgão: laringe supraglótica, glote e subglote.

Tireoide – É uma glândula em forma de borboleta, situada na parte anterior do pescoço, que age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins, além de interferir no crescimento de crianças e adolescentes, entre outros. Um dos problemas mais frequentes da tireoide são os nódulos, que não apresentam sintomas. Embora nem todos os nódulos sejam tumores malignos - apenas 5% são cancerosos – é importante a investigação dos mesmos por parte de um cirurgião de cabeça e pescoço, especialista capacitado para a realização das tireoidectomias (retirada da tireoide) totais e parciais.

Paratireoides – São pequenas glândulas, geralmente em número de quatro, localizadas na região posterior da tireoide. Secretam o paratormônio, que estimula a remoção de cálcio da matriz óssea (o qual passa para o plasma sanguíneo), a absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no sangue. Neste contexto, o cálcio é importante na contração muscular, na coagulação sanguínea e na excitabilidade das células nervosas.

Glândulas salivares - Existem vários tipos diferentes de glândulas salivares encontradas dentro e perto da cavidade oral, que podem ser local de desenvolvimento de tumores benignos e malignos.

Câncer de pele na região da cabeça e pescoço - Por ser a região mais exposta aos raios solares, a cabeça e pescoço é a parte do corpo mais acometida pelo câncer de pele. Os principais tipos são o Carcinoma Basocelular (CBC), Carcinoma Espinocelular (CEC) e o Melanoma.

Atendimento

UNICCAP - Hospital Português - segunda-feira (horário a combinar)
Marcação: 071 3507-3585

Centro de Oncologia CAM - Hospital Português - terça-feira, das 14h às 16h
Marcação: 071 3507-3585

Clínicas Clivale do Salvador Shopping - quarta-feira, das 18h às 21h
Marcação: 71 3310-0000 / 71 9 9969-7064

Clion - Avenida Oceânica - sexta-feira, das 8h às 12h
Marcação: 71) 2105-6565

Como operar comigo

- Se você tem plano de saúde
- Particular

Redes Sociais